"Invista em bons calçados. Com calçados apertados não se pensa, não é feliz" (Costanza Pascolato - Consultora de Moda)

quinta-feira, 10 de março de 2011

Cinto é peça chave para os looks do inverno

Acessórios são itens indispensáveis no guarda-roupa da mulher contemporânea e são eles que podem fazer toda a diferença nas produções. Dentro deste contexto, o cinto vem ganhando mais importância na hora de montar um look e continua em destaque para o inverno 2011. Durante as principais semanas de moda internacionais, o artigo dominou as passarelas, com destaque para as modelagens mais finas. Ao mesmo tempo, porém, os mais largos também tiveram seu espaço, assim como os médios. Na temporada de verão, o acabamento detalhado fez sucesso entre as mulheres e esse padrão deve continuar conquistando espaço nas vitrines de inverno.

Para a estilista Carolina Rocha Andrade Silva (Franca/SP), os cintos para a temporada fria estão mais finos e clássicos, com fivelas delicadas e sofisticadas bem ao estilo retrô. Entre os materiais, há a predominância do couro, porém uma nova tendência é o uso de cordas sintéticas que aparecem em modelos trançados e de tressê. Outra opção, conforme Carolina, serão os acessórios em verniz e os de camurça com toque aveludado. A cartela de cores continua baseada nos tons neutros, mas com aplicações também em vermelho sangue, marrom com nuances de caramelo e alguns detalhes em estampas de animais. As tachas, destaca a profissional, cedem espaço para o ilhoses que vão de pequenos a médios.

A designer Cris Pineroli (Curitiba/ PR) observa que os metais das fivelas dos cintos para o inverno 2011 podem ser prateados, dourados ou ainda forrados com o mesmo couro. “Assim o metal não limita o visual escolhido”, avalia. Os materiais, segundo ela, vão do tecido e couro liso à peles exóticas, como o caso do python.