"Invista em bons calçados. Com calçados apertados não se pensa, não é feliz" (Costanza Pascolato - Consultora de Moda)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Artigo: "O design de produto e o consumidor"

Além da qualidade, o design é um dos principais fatores que diferencia um produto no mercado. Um projeto inovador e bem conduzido desperta o interesse do consumidor e pode gerar clientes fiéis ao produto e à marca. Porém, para alcançar o sucesso, há um longo caminho a percorrer. O processo criativo do designer é apenas uma das etapa para transmitir ao consumidor todos os valores e atributos pelos quais um produto deseja ser reconhecido. É preciso entender o que o consumidor quer e como alcançá-lo de forma eficaz, atraindo-o pelo design e conquistando-o pela qualidade. A criação deve e precisa vir de fora para dentro.

Em um mundo cada vez mais globalizado, com lançamento e novidades vindas de todos os cantos do mundo, despertar a atenção do consumidor e fidelizá-lo a um produto ou uma marca é um grande desafio. E, por isto, é preciso conhecê-lo muito bem antes de propor qualquer nova experiência. De nada adianta um celular com tecnologia de última geração, que traz todo suporte para usar as redes sociais, se o teclado ou a tela do aparelho são ruins de manusear e visualizar. A inovação deve passar pela empatia com o consumidor e a criação tem que enxergá-lo como parte do processo de desenvolvimento de um produto ou de um serviço.

Os designers estudam ergonomia, conversam com mulheres, homens, adolescentes, crianças para saber as suas opiniões sobre diversos temas e aspectos. É a partir destes contatos e estudos que conseguem saber o que as pessoas pensam, quais são seus desejos e as suas necessidades atuais e futuras. Antes de lançar um produto novo ou criar a sua identidade visual, é preciso visitar os locais onde o consumidor está e observar o seu comportamento. Supermercados, lojas de conveniências, home centers, feiras e shoppings são alguns dos locais onde podemos observar porque o cliente optou pelo produto "X" e não "Y". Trata-se de um trabalho meticuloso de investigação.

Em algumas oportunidades, cheguei a abordar e conversar com os consumidores para saber o que levou a escolha. Geralmente, a resposta é "este pareceu mais atraente; achei a embalagem interessante; o preço está bom". O produto tem que gerar uma identificação com o consumidor, tem que transmitir as informações e os valores que deseja e precisa gerar a sensação "feito pra mim". E tudo isto só é possível estudando os hábitos dos consumidores, os seus anseios, as qualidades e valores que adquira e o que busca em um produto.

O design funciona como uma porta de entrada para mostrar ao consumidor que o produto possui tudo que ele deseja, seja com relação à funcionalidade, à qualidade, à simplicidade, ao custo-benefício. As informações devem ser claras e o consumidor não pode ter dúvidas. Para cada público que se deseja atingir, há necessidades específicas e linguagens claras. E o designer precisa entender estas diferenças.

Claro que a qualidade do produto, seja um bem durável ou não, será comprovada pelo consumidor a partir da experiência pessoal. Porém, é o designer que o atrai e o leva à possibilidade experiência e a fidelização.

Quando falamos no mercado business-to-consumer, não podemos deixar de ressaltar que um bom atendimento e suporte também são essenciais para o sucesso de qualquer empresa e para manter a reputação do produto. Todos estes aspectos juntos ajudam a transformar o consumidor na principal ferramenta de marketing. Afinal, o boca a boca continua sendo uma das formas mais eficazes de aumentar as vendas e torná-lo desejável e necessário.

Agora, fica a dica: invista na pesquisa junto ao consumidor e tenha um canal aberto para escutar sua opinião.

Por Angelo Garcia, diretor da Cauduro Associados, empresa especializada em Branding e Design

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Bolsas femininas "na cola" da moda

Cada vez mais presentes na vida das consumidoras de norte a sul do Brasil, as bolsas se tornam indispensáveis no verão 2011. E elas levam de tudo um pouco nesses dias agitados e cheios de compromissos. “Carteiras de mão e ‘modelos baú’ são indispensáveis atualmente nos guarda-roupas das mulheres”, revela Anna Gouveia, estilista da Anna Gouveia Bolsas (Novo Hamburgo/ RS). Ela acredita que as carteiras de mão, também conhecidas como clutches, são versáteis e podem ser usadas em diversos momentos do dia ou da noite. Já Carlos Andara, gerente de desenvolvimento da Bolsas Linea Bella (NovoHamburgo/RS), aposta nas peça desestruturadas. “Bolsas tipo saco, mais alongadas. Esses modelos, conforme são usados pelas consumidoras, vão mudando suas próprias linhas, o que é bastante interessante”, aponta.

Quando se observa os tamanhos dos acessórios para a temporada quente, os dois criadores afirmam que a preferência nacional, neste momento, é pelas dimensões pequenas e médias.Anna afirma que os antigos modelos, em tamanho maxi, tornaram-se alvo de reclamações das consumidoras e dos próprios lojistas.Andara também não acredita mais nas modelagens com proporções muito exageradas. “Os modelos maxi acabam se tornando muito pesados e desconfortáveis para as mulheres”, aponta. E um dos motivos para que isso ocorra, segundo os designers, é o próprio hábito feminino de encher os acessórios com objetos demais - e o próprio tamanho favorece essa prática.

O verão 2011 é colorido e, na Anna Gouveia, não falta a cor sensação do verão: coral - que também anda sendo chamado de goiaba. A tonalidade é mais alaranjada, enquanto que o goiaba tem um fundo mais rosado. “Também estamos com muito nude e rosa envelhecido em nossa cartela” revela Anna. Carlos aposta no coral também. Além disso, ele explica que a Linea Bella está com outras apostas como o menta, o amarelo, o nude e o areia.