"Invista em bons calçados. Com calçados apertados não se pensa, não é feliz" (Costanza Pascolato - Consultora de Moda)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Observar

Hoje, não vence o mais forte. Vence aquele que assimila recursos, observando mais. Sobrevive, assim como na natureza, o que desenvolve sua capacidade de prestar atenção em tudo, absorvendo através dos sentidos os princípios básicos das leis naturais, criando e desenvolvendo do nada tudo o que for necessário para a sobrevivência. Vocês já observaram o quanto os animais  utilizam a observação para sobreviver? Assim como eles, devemos recuperar nossa capacidade de observar...
Observar é como olhar sem ver, ouvir sem escutar, tatear sem tocar; é sentir o perfume invisível...

Todos já devem ter vivido situações em que a observação lhes trouxe uma maior compreensão da vida. Mas, com certeza, você também absorveu muito à sua volta, de forma desordenada, inconsciente e sem critério,  perdendo o controle de sua mente e de seus pensamentos....
Os excessos que cometemos no vestir, no comer, na expressão de nosso comportamento, são alguns dos principais sintomas da falta de observação.

A falta de observação dos nossos movimentos e do meio em que vivemos nos fazem cegos e alimenta nosso comodismo. Acostumamo-nos com tudo como está, inclusive a sujeira, a desordem, o lixo, as coisas quebradas e, esquecemos o que é belo.  Como se não bastasse, acabamos nos acostumando com o desrespeito, o desprezo, a humilhação, perdendo a dignidade... tudo isso, pela falta de observação.

Observar é prestar atenção em tudo com interesse sincero de avaliar, comparar, e distinguir os movimentos da vida para expandir os sentidos... é penetrar em nossos movimentos continuamente buscando o equilíbrio em nossas atitudes; o resto é conseqüência. Observar é expandir nossos sentidos de forma consciente e prestar a atenção no que está acontecendo a nossa volta.
(texto de Paulo Zabeu no livro "Cinco regras para vencer seus limites")

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Parar

"O que fizermos hoje, ecoará pela eternidade"
     frase de General Maximus Decimus Meridius, em "Gladiator"

As próximas horas serão as mais importantes da sua vida porque todas as suas linhas de existência serão influenciadas, em menor ou maior grau, pelas pequenas e grandes decisões e ações que você executar hoje; pelos telefonemas que você der, ou não der; pelos e-mails que você enviar, ou apagar; pelos sorrisos que você distribuir, ou pelo humor que você espalhar; pelas pessoas que você cativar e por aqueles que decida afastar; pelos compromissos que você assumir ou por aqueles dos quais venha a fugir.
Cada ação sua nessas próximas horas, boa ou má, influenciará resultados futuros que podem acontecer amanhã, na próxima semana, no próximo ano ou dentro de uma ou duas décadas. 
Vários desses resultados acontecerão em momentos e lugares tão distantes que você nunca saberá que tudo começou no dia de hoje, jamais entendendo os caminhos que sua ação tiver percorrido, até voltar a tocar sua vida, ou a vida de outros.
Até mesmo ao ler isso, que você está lendo agora, provocará uma reação em cadeia, que poderá gerar resultados agora, ou em 20 anos. Mas, depois de tanto tempo, por não entender tais caminhos, você os chamará de sorte, ou azar, de bênção divina ou fúria dos deuses. 
Ainda assim, serão resultados somente.
Coisas boas ou más, criadas por você nos próximos minutos, horas, dias ou meses, voltarão como um bumerangue, em momentos absolutamente imprevisíveis, ainda que matematicamente precisos.
Aproveite os próximos minutos para organizar suas decisões e escolher os melhores caminhos. Aproveite para agir!
E lembre-se: nem sempre os melhores caminhos são os mais fáceis, mais divertidos ou mais prazerosos. São os que conduzem às melhores atitudes e, com certeza, lá no fundo, você já sabe quais passos precisa dar e como agir nos melhores caminhos.
Como o próprio dicionário Houaiss define, agir é também "provocar uma reação" ou "provocar um efeito".
Tudo aquilo que você fizer hoje, realmente ecoará pela eternidade.

(por Aldo Novak - consultor, coach e conferencista. Autor de "O Segredo para Realizar Seus Sonhos")

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Devagar e sempre

Na vida, as coisas às vezes andam vagarosamente. Por isso é tão importante não parar. Mesmo um pequeno avanço, na direção certa, já é um progresso – e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.

Se você não conseguir fazer alguma coisa grandiosa hoje, faça algo pequeno. Pequenos riachos acabam se convertendo em grandes rios.

Continue andando e fazendo. O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo ao anoitecer – se você continuar se movendo para frente. A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, aproxima-se um pouquinho mais dele.

Se você para completamente, é muito difícil começar tudo de novo. Então, continue andando e fazendo – não pare. Não desperdice a base que você já construiu. Existe alguma coisa que pode ser feita agora mesmo, nesse exato instante. Pode não ser muito, mas vai mantê-lo no jogo e aproximá-lo de seus objetivos.

Vá rápido quando puder e devagar quando for obrigado. Mas, seja o que for que aconteça, continue. O importante é não parar.



Foto do autor

Ralph Marston é consultor e idealizador do site Motivator diário. Também escreve sobre marketing direto, marketing na Internet e desenvolvimento pessoal.
Visite o site: http://www.greatday.com/