"Invista em bons calçados. Com calçados apertados não se pensa, não é feliz" (Costanza Pascolato - Consultora de Moda)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Um a um

Procurar primeiro compreender é um hábito poderoso... Ao fazer isso você realmente passa a entender a fundo as outras pessoas. Conta com informações precisas para refletir, chega com rapidez ao fundo dos problemas... e dá às pessoas o ar psicológico de que elas precisam, de modo que possam trabalhar eficazmente em conjunto com você.

Primeiro compreender é uma abordagem de dentro para fora... Quanto mais você entende as pessoas em profundidade, mais gosta delas, mais respeito sente por elas. Tocar a alma de outro ser humano é pisar em solo sagrado...

E você pode praticar esse hábito agora mesmo. Na próxima vez em que for se comunicar com alguém, deixe de lado sua autobiografia e procure entender de verdade a outra pessoa. Mesmo quando as pessoas não querem revelar seus problemas, você pode ser empático. Pode perceber o que se passa no coração delas, pode sentir a mágoa e ajudar. Você pode dizer algo como: “você parece meio pra baixo hoje”. Talvez a pessoa nem responda; mas não faz mal. Você demonstrou compreensão e respeito. Não force. Tenha respeito. As pessoas não precisam se confessar verbalmente antes que você empatize com elas. Você pode ser empático o tempo inteiro, com seu comportamento. Pode ter discernimento, sensibilidade e consciência de que é possível viver fora de sua autobiografia, quando necessário...

O tempo que você dedica a compreender mais profundamente as pessoas rende dividendos imensos na hora da comunicação sincera... A comunicação torna-se tão fácil que os potenciais problemas são eliminados na raiz... Isso vale para todos os campos da sua vida: na família, com os amigos e nos negócios. Nesse caso, você pode dedicar algum tempo a ouvir seus funcionários – um a um. Ouça seus problemas, tente entendê-los... Em sua empresa, torne o elemento humano tão importante quanto o financeiro ou técnico... Quando você ouve, aprende. E também dá às pessoas que trabalham a seu lado o ar psicológico de que precisam. Você inspira uma lealdade que vai além das exigências burocráticas e físicas do emprego.

Procure primeiro compreender. Antes que os problemas apareçam, antes de avaliar e prescrever, antes de mostrar suas próprias idéias – procure compreender. Esse é um hábito poderoso de interdependência eficaz.

Quando procuramos compreender real e profundamente os outros seres humanos, abrimos as portas para soluções criativas... Nossas diferenças não formam mais obstáculos para a comunicação e o progresso. Em vez disso, tornam-se auxiliares da sinergia.

(texto de Stephen R. Covey no livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes")

Nenhum comentário:

Postar um comentário